Comecei com a pílula pra evitar endometriose e tive púrpura.

Mayra, São Paulo/SP, 25 a 35 anos

Com quantos anos começou com a pílula?Menos de 15 anos

Que pílula tomava? Diane 35

Por quanto tempo tomou? Mais de 10 anos

Há quanto tempo parou? Menos de 6 meses

Por que começou a tomar a pílula?

Comecei a tomar a pílula porque minha menstruação era um caos: 15 dias seguidos de fluxo intenso, com intervalos de 1 semana apenas. O médico disse que eu estava a ponto de desenvolver endometriose.

Comecei a tomar a pílula porque minha menstruação era um caos: 15 dias seguidos de fluxo intenso, com intervalos de 1 semana apenas.

Por que decidiu parar?

Depois de muitos anos, decidi arriscar e parar a pílula. Comecei a ver diversos casos de problemas de saúde relacionados à pílula, então um belo dia decidi que aquela seria minha última cartela e “seja o que Deus quiser em relação à menstruação”.

Já tinha tentado parar de tomar antes? Como foi?

Nunca. Morria de medo de voltar a ter aquele fluxo e eu achava que me fazia bem.
Quais sintomas emocionais e físicos você percebia tomando pílula?

Aumento de pelos, de peso, momentos extremamente depressivos (mesmo fora da TPM). Mas como regulou meu ciclo, achei que estava ótima!

Com, a pílula, observei aumento de pelos, de peso, e momentos extremamente depressivos (mesmo fora da TPM). Mas como regulou meu ciclo, achei que estava ótima!

Quais sintomas você sentiu logo depois de parar?

Logo em seguida, 1 mês depois, uma doença se manifestou e quase me matou, a púrpura trombocitopênica trombótica. A doença tem causa desconhecida, mas há estudos que relacionam a doença à pilula sendo utilizada por muitos anos. Os médicos me disseram que se eu não tivesse parado a pílula naquela época, o desenvolvimento da doença poderia ser muito pior, inclusive eu poderia ter morrido antes de descobrirem o que eu tinha.
Fiquei 1 mês internada e fiz tratamento PESADÍSSIMO com corticoides, o que afetou minha menstruação: fiquei 6 meses sem menstruar. Depois que a menstruação voltou… Ela estava perfeita!

Uma doença se manifestou e quase me matou: a púrpura trombocitopênica trombótica. A doença tem causa desconhecida, mas há estudos que relacionam a doença à pilula sendo utilizada por muitos anos.

E agora, como você se sente sem a pílula? E como faz para lidar com esses sintomas?

Agora meu ciclo é de 6 dias (conta 8 de quando tomava pílula), o fluxo é MUITO menos intenso (nos primeiros dias, com a pílula, ele era muito forte), não tenho mais nada de cólica (até sou pega meio de surpresa quando ela chega). Ah, endometriose? Que nada! Estou completamente saudável!

Quais dificuldades encontrou até decidir parar?

Meu maior medo, por incrível que pareça, foi “o que minha mãe vai pensar?” hahaha mas conversei direitinho com ela e ela me disse que confiava em mim, que sabia que eu não escolheria algo que me faria mal.

Meu maior medo em parar com a pílula, por incrível que pareça, foi “o que minha mãe vai pensar?”

Tem parceiro(a) sexual fixo(a)? Como foi tomar essa decisão?

Sim. Ele me apoiou totalmente na decisão. Os pais dele são médicos (o pai é ginecologista) e são totalmente contra a pílula. Por isso, logo que ele soube que eu tomava pílula, comentou que fazia mal pra saúde. Foi a primeira vez que vi algo contra a pílula!

Usa algum método contraceptivo? O que tem a dizer sobre ele?

Camisinha. Muito melhor do que correr o risco (de novo) de morrer.

O que tem a dizer para quem está pensando em parar?

Apenas PARE. Tem gente que não quer o incômodo da camisinha ou da menstruação, acha que se parar vai ter ovários zoados… Mas não. Nada disso vale sua vida (até os problemas de ovários e útero podem ser resolvidos e, como foi meu caso, parecia que a pílula tava lá pra resolver um problema e que depois ele voltaria, mas não voltou!). Nunca se sabe se você estará na (grande) estatística de mulheres que tiveram problema com a pílula. Dê uma chance ao seu organismo. Muita gente demora a se adaptar ao ritmo normal do ciclo, tenham paciência.

Nunca se sabe se você estará na (grande) estatística de mulheres que tiveram problema com a pílula. Dê uma chance ao seu organismo.

Você voltaria a tomar a pílula? Não

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s