Combino diafragma com camisinha e fico tranquila!

Nati, Rio Grande do Sul, 20 a 25 anos

Qual(is) método(s) anticoncepcional(is) você usa? Camisinha masculina, Diafragma

Há quanto tempo usa? Menos de 6 meses

Por que você escolheu esse método contraceptivo?

Após abandonar a pílula, há um ano e meio, passei a usar somente camisinha masculina. Porém, depois de alguns meses, notei que meus ciclos eram irregulares e um exame mostrou que tenho micro cistos nos ovários. Por causa deles, não menstruo todo mês e então sempre ficava preocupadíssima com a ausência da menstruação, não sabendo se era por causa dos cistos ou de uma possível gravidez indesejada. Decidi, então, aliar o diafragma à camisinha para ficar mais tranquila. Os ciclos continuam irregulares, claro, mas por saber que estou aliando dois métodos fico menos tensa.

Não menstruo todo mês e então sempre ficava preocupadíssima com a ausência da menstruação. (…) Decidi, então, aliar o diafragma à camisinha para ficar mais tranquila.

Como funciona o método contraceptivo que você escolheu?

O diafragma pode ser utilizado de forma contínua (só tirado uma vez por dia, no banho, para lavar, e recolocado novamente), ou só antes do sexo (colocado antes de transar e retirado respeitando o tempo mínimo). O uso com espermicida é opcional. (Eu coloco imediatamente antes de transar e sem espermicida, então vou basear minha explicação nisso.)
Ele deve ser inserido na vagina antes de cada relação sexual com penetração. Ao colocar, deve-se conferir se ele está encaixado atrás do osso púbico e se está tapando o colo do útero. Deve ser retirado, no mínimo, 8 horas depois da ejaculação. Depois de retirado, deve ser lavado com água e sabão e guardado na sua caixa. Vale lembrar que cada mulher tem sua medida de diafragma e que para saber a sua, deve-se consultar uma ginecologista. Os tamanhos são 60, 65, 70, 75, 80 e 85.
Aliada ao diafragma, eu utilizo a camisinha masculina, que consigo de graça no posto de saúde.
Uso os dois em todas as relações.

O diafragma deve ser inserido na vagina antes de cada relação sexual com penetração. Ao colocar, deve-se conferir se ele está encaixado atrás do osso púbico e se está tapando o colo do útero.

Você tem parceiro fixo? Como foi escolher esse método?

Tenho um parceiro fixo há dois anos. Desde que eu ainda tomava a pílula, sempre utilizamos camisinha. Quando busquei por outros métodos não hormonais para aliar ao preservativo (ficamos usando somente camisinha por quase um ano), me informei sobre o diafragma e gostei muito. Ele me apoiou em cada decisão e dividiu as despesas do diafragma comigo. Meu parceiro foi compreensível e prestativo, e eu não esperava menos dele, já que a contracepção é uma responsabilidade que deve ser igualmente dividida.

Meu parceiro foi compreensível e prestativo, e eu não esperava menos dele, já que a contracepção é uma responsabilidade que deve ser igualmente dividida.

O que você gostaria de dizer para mulheres interessadas em usar esse método contraceptivo?

O diafragma parece não ser prático quando lemos a respeito, mas ele é sim. Eu não sou uma pessoa super regrada e, ainda assim, consigo usar ele tranquilamente. Sempre coloco um despertador depois das 8 horas para lembrar de removê-lo. Uma coisa legal do diafragma é poder conhecer melhor meu corpo, sentir meu colo e, toda vez que retiro ele, posso observar meu muco cervical que ficou depositado ali.
Me sinto tranquila usando ele junto com a camisinha, pois acho importante aliar métodos – se um falha, temos outro para dar segurança. A camisinha é importante para prevenir DSTs e já estou tão acostumada com ela, que já nem quebra mais o clima na hora do sexo. Recomendo muito aliar esses dois métodos de barreira. São práticos, não têm efeitos colaterais, são instantanea e facilmente reversíveis, e não são invasivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s