Controle, segurança e saúde. Sem medo!

Eu não queria mais usar contraceptivos hormonais, mas queria ainda ter controle sobre meu corpo.”

 

Barbara, Nova Prata/RS, 25 a 35 anos

Qual(is) método(s) anticoncepcional(is) você usa? Sintotermal, Coito interrompido

Há quanto tempo usa? De 1 a 2 anos

Por que você escolheu esse método contraceptivo?

Porque eu não queria mais usar contraceptivos hormonais, mas queria ainda ter um certo controle sobre meu corpo, no sentido de saber exatamente qual o risco de gravidez ao qual eu estaria me expondo em cada dia do ciclo e ter uma ideia de quando iria menstruar. Com o tempo, aprendi sobre a importância do ciclo menstrual como um indicativo de saúde, o que ampliou muito a importância que dou para a escolha pelo sintotermal hoje em dia. O coito interrompido foi o método escolhido de contracepção para o período fértil.

 

“O método sintotermal não utiliza previsões: a determinação da fertilidade é feita diariamente.”

Como funciona o método contraceptivo que você escolheu?

O sintotermal se baseia na observação diária de muco e temperatura, primordialmente, e consequente estabelecimento de dias férteis x não-férteis ao longo do ciclo. Ele não utiliza previsões; a determinação de fertilidade é feita diariamente, a partir dos dados observados, dos sinais que o corpo produz. Não é apenas uma método contraceptivo, mas também uma forma de monitorar a saúde. Para os dias férteis do ciclo, utilizo como método contraceptivo o coito interrompido.

Você tem parceiro fixo? Como foi escolher esse método?

Sim, tenho. A escolha pelo sintotermal foi unicamente minha, comunicada ao meu parceiro que reagiu de forma totalmente respeitosa e natural. Meu corpo, minha decisão. Utilizamos sintotermal combinado com a camisinha masculina nos primeiros anos, até eu adquirir prática e total confiança no método. O coito interrompido foi uma decisão de comum acordo, após nossos estudos sobre o assunto.

O que você gostaria de dizer para mulheres interessadas em usar esse método contraceptivo?

Toda a leitura, estudo e dedicação (que, acreditem, são muitos!) valem à pena perante a liberdade que o método sintotermal proporciona. Se dispor a se conhecer e a se ouvir intimamente é uma prática linda, uma experiência enriquecedora. É natural e uma prática que deveria ser mais difundida, para sepultar o medo que ronda nossos úteros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s