5 nódulos no fígado depois, sou uma nova mulher.

“Emagreci, as dores de cabeça, cólicas, formigamentos e queda de cabelo cessaram, a líbido aumentou, as espinhas apareceram. E eu soube o que é ter um ciclo menstrual.”

 

Andreza, Lorena/SP, 20 a 25 anos

Com quantos anos começou com a pílula? Menos de 15 anos

Que pílula tomava? Elani Ciclo

Por quanto tempo tomou? De 5 a 10 anos

Há quanto tempo parou? De 6 meses a 1 ano

Por que começou a tomar a pílula? Por recomendação médica, pois com 14 anos, ficava até 6 meses sem menstruar.

Por que decidiu parar? Devido ao diagnóstico clinico de um tumor no fígado.
Já tinha tentado parar de tomar antes? Como foi?

Nunca tentei parar! Achava que o uso era indispensável à minha saúde.

Quais sintomas emocionais e físicos você percebia tomando pílula?

Eu sempre me achei gordinha, pele muito seca, inchaço, queda de cabelo, fortes dores de cabeça sem fundo neurológico, cólicas fora do período menstrual, formigamento nas extremidades (pés principalmente), aparecimento de pequenos nódulos no seio próximo ao período menstrual.

Quais sintomas você sentiu logo depois de parar?

Emagreci, o que provavelmente foi apenas o fato de desinchar. As dores de cabeça, as cólicas, os formigamentos e a queda de cabelo cessaram, a líbido aumentou, as espinhas apareceram. Eu soube o que é ter um ciclo menstrual, pois com o uso do contraceptivo, meu fluxo era de 1 ou no máximo 2 dias e muito escasso, diferente de hoje que o fluxo dura 5 dias e de fluxo moderado a intenso.

E agora, como você se sente sem a pílula? E como faz para lidar com esses sintomas?

Não tenho o que reclamar! Ter parado com o AC me tornou uma nova mulher! Hoje sei o que é ter vontade de fazer sexo, pois a líbido aumentou, sei também que cabelos e pele estão mais sedosos, além do inchaço que não é mais presente, mas o melhor de todos os benefícios é que não tenho mais problemas com dor de cabeça ou cólicas. Viva!

Quais dificuldades encontrou até decidir parar?

Não encontrei nenhuma dificuldade, pois por recomendação médica tive que parar imediatamente assim que foi diagnosticado um tumor no meu fígado causado exatamente pelo uso do AC.

“Minha vida, minha saúde e minha cabeça mudaram muito.”

Tem parceiro(a) sexual fixo(a)? Como foi tomar essa decisão?

Namoro há 4 anos. Meu parceiro nunca quis que eu usasse pois sempre me alertou sobre os riscos. Como sempre usamos preservativo, não foi nada difícil.

Usa algum método contraceptivo? O que tem a dizer sobre ele?

Como sempre usei preservativo, para auxiliar faço também a tabelinha! Baixei um aplicativo onde a contagem é feita e é super bem explicadinho, ele avisa quando você entra no período fértil e também o dia aproximado da menstruação, você pode anotar os dias em que teve relação, os sintomas que você apresenta na TPM, e fora isso é observar as mudanças que acontecem no corpo e andar precavida com um absorvente, alguns lencinhos e camisinhas na bolsa (nunca se sabe hehehe).

O que tem a dizer para quem está pensando em parar?

Pra quem deseja parar eu digo que minha vida, minha saúde e minha cabeça mudaram muito! De alguma forma, o anticoncepcional mexe no nosso corpo como um todo. Hoje eu tenho uma percepção totalmente diferente do que é ser mulher sem prejudicar meu corpo.

Você voltaria a tomar a pílula? Não.

“Somente hoje eu consegui desabafar com alguém! Obrigada a todas que assim como eu, apoiam uma vida sem o uso de contraceptivo hormonal.”

Gostaria de compartilhar mais alguma coisa?

Usei Elani ciclo por oito anos, senti que meu corpo inchou, sentia formigamento nos pés, sofria de uma cefaleia terrível, mas nunca desconfiei que pudesse ser devido ao uso do contraceptivo oral. Quando vi que meu corpo não desinchava, pele extremamente seca, queda de cabelo e abdome globoso, além de cólicas insuportáveis fora do período menstrual, tive uma crise de cólica onde procurei o pronto atendimento do hospital na cidade onde moro. Depois de diversos exames, uma ultrassonografia mostrou um nódulo no meu figado, que possivelmente não seria nada de mais, pois levava uma vida sedentária regada a gordura e alimentos com muito sódio, o que acarretaria alguns possíveis nódulos gordurosos no fígado, fui então procurar um especialista para um tratamento. Para a minha surpresa, durante a consulta, o próprio médico me encaminhou para um oncologista, para uma segunda opinião do caso. Resumindo: o oncologista me internou, pediu para que eu cessasse imediatamente o uso do anticoncepcional, e depois de mais uma batelada de exames, o oncologista chegou a conclusão da retirada de até 70% do fígado, pois não havia apenas 1 nódulo, mas sim um aglomerado de 5 nódulos (3 do lado direito e 2 do lado esquerdo nas extremidades do órgão) e que isso caracterizava já como um tumor.

A todo momento e só pensava no pior, pois a cirurgia além de cara seria muito delicada, e como sou diabética desde criança, somente um cirurgião especialista em transplantes poderia realizar a retirada. Não contente, fui atrás de outras opiniões, até que cheguei a uma médica que conseguiu acalmar a mim e a minha família pedindo novos exames. A mesma diagnosticou realmente um tumor, porém me explicou que o meu caso trata-se de uma hiperplasia nodular focal, realmente causada pelo excesso de hormônio no organismo. Ela me explicou também que nunca mais eu poderia usar qualquer tipo de anticoncepcional hormonal, e que possivelmente com o passar dos anos, esses nódulos se desfizessem. Disse que eu era uma sorteada, pois apenas 1 em cada 400 mulheres sofrem desse tipo de efeito. Hoje tenho uma vida o mais saudável possível. Semestralmente tenho que realizar novos exames, porém vivo muito bem. Não precisei retirar nada do meu fígado, o que foi um grande alivio, e não tive que fazer qualquer tratamento oncológico, mas tudo isso me serviu principalmente para olhar com mais atenção a minha saúde, com dietas e uma qualidade de vida muito melhor.

Agradeço a minha família e ao meu namorado, meu parceirão, que se internou comigo e me acalmou o tempo todo, além de ir a todos os médicos e segurar minhas mãos em todos os exames, foi ele também que sempre me incentivou a parar com o uso da medicação e a procurar uma segunda opinião sobre o caso. Depois de todo o susto, dia 26/10/2016 fez 1 ano que passei por todo esse sufoco. Somente hoje eu consegui desabafar com alguém! Obrigada a todas que assim como eu, apoiam uma vida sem o uso de contraceptivo hormonal.

Anúncios

Um comentário em “5 nódulos no fígado depois, sou uma nova mulher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s