Vamos tentar uma vida com mais autoconhecimento?

Mariana, Uberlândia, 25 a 35 anos

Com quantos anos começou com a pílula? De 15 a 20 anos

Que pílula tomava? Selene/Nuvaring

Por quanto tempo tomou? Mais de 10 anos

Há quanto tempo parou? Menos de 6 meses

“Elani Ciclo não suspendeu meu ciclo, como me fez várias erupções no rosto. Não eram espinhas, eram erupções estranhas. E tive hemorragia por quase um mês.”

Por que começou a tomar a pílula?

Saudações, manas!
Bem, comecei a tomar pílula aos 15 anos, um pouco depois de ter a minha primeira menstruação. Como penso que acontece com muitas de nós, na adolescência o meu ciclo era bem desregulado, e eu ainda tinha a pele oleosa e algumas espinhas. Então, a ginecologista e a dermatologista acharam de bom tom que eu tomasse um remédio que resolveria todos esses problemas, e me receitaram DIANE 35. Depois de alguns anos, eu tentei tomar o ELANI CICLO, que era composto de 28 drágeas e suspenderia o meu ciclo. O ELANI eu comecei a tomar por conta própria. Ele não só não suspendeu meu ciclo, como me fez ter várias erupções no rosto. Não eram espinhas, eram erupções estranhas. Tive hemorragia por quase um mês. Tratei as erupções. Comecei, na sequência, a tomar SELENE. Foi o que tomei por mais tempo. Uns 7 anos. Tentei colocar diu recentemente, a médica não quis. Então, fui convencida a usar o anel anticoncepcional, NUVARING.

Por que decidiu parar?

Medo de desenvolver trombose, AVC ou embolia pulmonar. Falta de libido e lubrificação.

Já tinha tentado parar de tomar antes? Como foi?

Uma vez, dentre esses 12 anos que tomei, parei de tomar porque não estava mantendo relações. Recomecei a ter relações e voltei a tomar dentro de 3 meses, e todos os sintomas voltaram (choro, inchaço, etc).

“Minhas crises de enxaqueca se multiplicaram. Dores e formigamento nas pernas e na virilha.”

Quais sintomas emocionais e físicos você percebia tomando pílula?

Sempre que eu iniciava um novo tipo de pílula, eu apresentava muitos sintomas depressivos. Choro sem motivo, falta de ânimo, vontade de ficar só. O corpo apresentava muito inchaço – uma vez eu engordei 5 kg em um mês por retenção de líquido. O meu colesterol aumentou. Minhas crises de enxaqueca se multiplicaram. Dores e formigamento nas pernas e na virilha. Com o anel anticoncepcional, eu sentia muita sensibilidade nos seios e falta de libido e lubrificação.

Quais sintomas você sentiu logo depois de parar?

Aumento de energia, melhora do sono, mais fome, leve ganho de peso, os seios diminuem um pouco na ausência dos hormônios. A pele fica mais oleosa. Uma ou outra espinha.

E agora, como você se sente sem a pílula? E como faz para lidar com esses sintomas?:Me sinto bem, e não volto a tomar por nada. Não tive mais dores de cabeça, nem enxaquecas. Os sintomas pré-menstruais eu trato com chás e aromaterapia. A pele oleosa com produtos naturais, como óleo de coco e bicarbonato para esfoliar, um composto de óleos essenciais para hidratar e secar as espinhas. Para prevenir gravidez, camisinha e percepção da fertilidade.

Quais dificuldades encontrou até decidir parar?

Medo da oleosidade da pele se descontrolar demais, medo de engravidar, contraindicações médicas (os médicos nos incentivam a continuar a tomar).

Tem parceiro(a) sexual fixo(a)? Como foi tomar essa decisão?

Sim. Apresentei para ele os riscos de tomar a pílula e e ele me apoiou totalmente na decisão.

Usa algum método contraceptivo? O que tem a dizer sobre ele?

Uso camisinha (para quem tem problemas com o látex, tentem a Skyn, é ótima!) e método sintotermal, no qual você mede diariamente a sua temperatura basal e alia isso à percepção do seu muco e altura do colo do útero. Quem se interessar, procure informações, é interessante!

“Por uma vida com mais autoconhecimento!”

O que tem a dizer para quem está pensando em parar?

Nós não temos muito controle sobre o que essa sobrecarga de hormônios pode fazer conosco a longo prazo. Vamos tentar uma vida com mais autoconhecimento e de uma percepção mais plena de nossos corpos.

Você voltaria a tomar a pílula? Não!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s