Drauzio Varella: o papel do médico ao receitar um anticoncepcional

Por Rebeca Avila

É dever dos médicos fazer uma anamnese responsável da paciente antes de receitar a contracepção hormonal, segundo o site do Dr. Drauzio Varella, o médico celebridade da televisão.

Perguntas simples para compreender a individualidade daquela mulher ajudam a traçar um panorama dos riscos associados ao uso da pílula. Como por exemplo: saber se a paciente é fumante, sedentária, se tem histórico de problemas vasculares na família ou se é hipertensa, entre outras. Esses fatores podem multiplicar o risco de desenvolver alguma doença usando a pílula.

Segundo o site, 1 em cada 10 mulheres brasileiras tem uma mutação genética que aumenta de 7 a 8 vezes o risco de ter trombose venosa profunda. Usando a pílula, essas mulheres têm um risco 30 vezes maior de desenvolver a doença. Isso é muito!

O artigo traz algumas outras estatísticas interessantes, fala sobre a possibilidade de fazer um exame para identificar o risco genético de apresentar trombofilia, apresenta um caso e também a mobilização das vítimas dos efeitos dos anticoncepcionais.

Ao interessante artigo, eu adicionaria que os sintomas considerados subjetivos, como queda de libido, fadiga e depressão devem ser igualmente levados em conta na hora de avaliar os efeitos da pílula para a mulher. Muitas vezes, começamos a tomar a pílula tão cedo que temos dificuldade em avaliar qual o impacto dela ao nosso estado psíquico e emocional. E os médicos costumam apenas intercalar entre as marcas e formulações, resistindo a reconhecer que esses problemas são encontrados em todos os tipos de contracepção hormonal1.

Confira aqui o artigo na íntegra.

 

  1. Um estudo recente realizado com mais de 1 milhão de mulheres na Dinamarca mostrou que o uso da contracepção hormonal em suas variadas formas (pílula combinada ou unitária, adesivo, anel vaginal e DIU hormonal) foi associada ao diagnóstico de depressão e uso de antidepressivos, sugerindo que a depressão é um potencial efeito colateral desse tipo de medicação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s