Como prevenir e tratar acne pós-pílula

Sair do anticoncepcional não precisa ser um pesadelo para a pele. Verdade seja dita, foi um pesadelo da vez passada, e foi por isso que você voltou a tomar a pílula depois de alguns meses sem ela. Mas dessa vez será diferente, porque dessa vez você sabe sobre a acne pós-pílula. Você sabe que ela vai piorar por uns seis meses, e depois vai melhorar. E dessa vez, você saberá como tratá-la.

O Que Causa A Acne Pós-Pílula?

Certos tipos de contracepção hormonal suprimem o sebo (óleos da pele) para “níveis infantis”[1], o que é um pouco assustador se você for pensar nisso. Adultos precisam ter mais sebo que crianças, então é uma situação anormal. Sua pele responde compensando a produção de sebo [produzindo mais sebo], e essa compensação pode persistir por meses até mesmo depois que você parar de tomar a pílula.

Acne pós-pílula é o resultado de: 1) produção de sebo rebote após a retirada de uma droga supressora de sebo, e 2) andrógenos (hormônios masculinos) dos seus ovários conforme eles voltam a agir. (Seus ovários também começam a produzir estrogênio e progesterona, os quais são bons pra pele.)

O processo de retirada [da pílula] não dura para sempre, mas dura alguns meses. A acne pós-pílula geralmente atinge seu máximo em torno de 3 a 6 meses sem a pílula, justamente quando você está prestes a perder a esperança.

Mas por favor não a perca. Você vai superar a acne pós-pílula (geramente dentro de 12 meses), e você pode usar tratamentos naturais para amenizá-la.

Tratamento Natural Para Acne Pós-Pílula

Para melhores resultados, começe o tratamento uns dois meses antes de parar a pílula. Dessa maneira, sua pele estará menos reativa, e mais preparada para sair das drogas.

Evite leite de vaca tipo A1. Laticínios causam acne[2] porque aumentam um hormônio chamado IGF-1 (leia “Insight into acne”[3]), e porque contêm uma proteína inflamatória chamada caseína A1 [4]. Manteiga e creme de leite contêm muito pouca caseína A1, então geralmente são ok. Não há caseína A1 na ricota e em laticínios produzidos a partir do leite de cabra, então esses são ok também. Todos os demais laticínios são problemáticos para a pele (iogurte, queijo, sorvete, cafés com leite).

Abandone o açúcar (frutose concentrada). Ele causa acne porque (como laticínios) aumenta o IGF-1 [5]. Esse açúcar é o açúcar concentrado das sobremesas, mel, suco de fruta e frutas secas (frutas inteiras em quantidades moderadas são ok). É um problema para a pele pra todo mundo, mas é particularmente ruim para quem sofre da síndrome dos ovários policísticos[6]. Você sabe se tem SOP? Se não, por favor fale com seu(sua) médico(a). PORÉM não deixe que ele(a) te convença a voltar para a pílula porque ela não é um bom tratamento para a SOP. Ela piora a resistência à insulina, que causa a síndrome[7].
Mas espere! Como laticínios e açúcar podem ser a causa da sua acne? Eles nunca foram um problema antes. Bem, antes da pílula (e enquanto você a tomava), sua pele era menos reativa e conseguia lidar com alimentos que causam acne. Agora, sua pele está sofrendo com a remoção da pílula, e portanto não consegue lidar com laticínios e açúcar.

Consuma zinco. Ele reduz a produção de queratina, mantendo os poros abertos. Ele também mata bactérias e reduz a testosterona. De muitas formas, zinco é o remédio perfeito para acne pós-pílula. É também um dos nutrientes-chave esgotados pela contracepção hormonal!
– Considere tomar suplemento DIM (diindolylmethane), que é um fitoquímico presente no brócolis. Ele bloqueia andrógenos (hormônios masculinos), e é um dos tratamentos naturais para a acne mais populares.

Considere tomar berberina, que é o constituinte ativo de muitas ervas medicinais populares tais como a goldenseal (Hydrastis canadensis). A berberina funciona para a pele porque é antimicrobial, anti-inflamatória e melhora a sensibilidade à insulina (desse modo, reduzindo o hormônio IGF-1). Por fim, a berberina reduz os andrógenos em mulheres[8], o que faz dela uma escolha particularmente boa para quem tem SOP. Não tome berberina se você estiver grávida ou amamentando, e fale com o/a farmacêutico(a) antes de combiná-la com medicamentos prescritos. Eu geralmente recomendo que a berberina não seja usada continuamente por mais de 8 semanas. Se você precisar dela por mais tempo, dê uma pausa de uma semana, e depois volte a tomá-la.

 

Quanto Tempo Demora Para A Pele Melhorar?

Você pode ver uma melhora inicial dentro de algumas semanas, mas não se preocupe se sua pele der uma piorada por causa do estresse ou durante a TPM. A melhora real e duradoura é um projeto de longo prazo, e deve acontecer entro de 3 a 6 meses. Continue o tratamento até que sua pele esteja verdadeiramente melhor, e então você poderá parar com os suplementos e dar uma pequena relaxada na dieta (apesar de que você provavelmente nunca mais vai querer voltar para uma dieta com altos níveis de açúcar e laticínios).

 

Artigo traduzido por Monique Roloff do original em inglês de Lara Briden.

 

Referências
[1] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2947544
[2] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15692464
[3] http://www.larabriden.com/insight-into-acne-dairy-sugar/
[4] http://www.larabriden.com/the-inflammation-from-a1-milk-is…/
[5] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22419445
[6] http://www.larabriden.com/treatment-for-4-types-of-pcos-tr…/
[7] http://press.endocrine.org/doi/full/10.1210/jc.2002-021528
[8] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20840879

Anúncios

Um comentário em “Como prevenir e tratar acne pós-pílula

  1. Estou tomando óleo de prímula + linhaça. Comecei no meio da última cartela de anticoncepcional. Estou a umas três semanas sem a pílula, ainda não vi nenhuma alteração na oleosidade da minha pele.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s